A alagoana Bárbara Galvão Urquiza conquistou a medalha de ouro na competição por equipes da ginástica rítimica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. O conjunto é composto por cinco ginastas e deixou o México e Estados Unidos para trás para se sagrar campeão. Uma segunda medalha de ouro para a ginástica rítmica brasileira, também na quinta-feira, 2, foi conquistada na categoria individual por Bárbara Domingos.
Na apresentação mista por conjuntos, o país tirou a maior nota, 29,05, e somou 64,45 pontos no geral, chegando assim ao lugar mais alto do pódio. A prata ficou com a equipe mexicana, e o bronze, com a americana. De quebra, o país também conseguiu a medalha de bronze nesta disputa, com Maria Eduarda Alexandre.
Já Bárbara Domingos ficou também com a medalha de ouro na apresentação individual na fita. Foi a primeira medalha de ouro individual de uma brasileira na ginástica rítmica na história dos Jogos Pan-Americanos.
Mais medalhas para o Brasil – O país também conquistou medalhas de ouro no atletismo (Renan Correa, nos 200 metros, com tempo de 20s37), no triatlo masculino, com Miguel Hidalgo (tempo de 1h46m08s) e no wrestling, com Giulia Penalber, que derrotou a canadense Hannah Taylor na final da categoria até 57 kg.
Houve também três medalhas de bronze: além de Maria Eduarda Alexandre, na ginástica rítmica, a dupla Gabriela Regly e Laura Miccuci, no nado artístico, e Ana Carolina de Jesus, no atletismo (200m, com tempo de 23s52) conseguiram a terceira colocação.
Até a quinta, o país era o segundo colocado no quadro de medalhas, com 45 de ouro, 53 de prata e 46 de bronze. A liderança era dos EUA, que tem 90 medalhas douradas, 55 prateadas e 62 de bronze.