sábado, dezembro 14, 2024
- Publicidade -spot_imgspot_img
HomePolíticaEleição para Conselho Tutelar: balanço da Justiça Eleitoral mostra que apenas uma...

Eleição para Conselho Tutelar: balanço da Justiça Eleitoral mostra que apenas uma urna foi trocada

A Justiça Eleitoral de Alagoas divulgou um balanço que mostra que somente uma urna precisou ser trocada nas zonas eleitorais do estado. Conforme divulgado, a urna foi substituída ainda no sábado que antecedeu a votação para escolha dos membros do Conselho Tutelar. No domingo, não houveram problemas ou intercorrências.

Foram utilizadas 501 urnas eletrônicas e 367 urnas de lona em todo o processo eleitoral.

Em nota divulgada à imprensa, a Justiça Eleitoral esclarece que sua participação durante o processo se deu apenas com a cessão das urnas. A distribuição dos eleitores, a confecção dos cadernos de votação, a instalação das seções, a convocação dos mesários e a apuração dos votos ficaram sob responsabilidade dos próprios municípios.

Já a preparação das próprias urnas a partir dos arquivos de candidatos, eleitores e seções eleitorais foram feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

A Justiça Eleitoral de Alagoas participou deste processo de escolha dos membros para o Conselho Tutelar apenas com a cessão das urnas eletrônicas e das urnas de lona. A distribuição dos eleitores em seções, a confecção dos cadernos de votação, a instalação das seções, a convocação dos mesários e a apuração dos votos ficaram sob a responsabilidade dos próprios municípios. Os TREs prepararam as urnas eletrônicas a partir dos arquivos de candidatos, eleitores e seções eleitorais definidos pelos próprios municípios. O número de eleitores por seção eleitoral, inclusive, foi dimensionado de acordo com os dados históricos de eleições de Conselhos Tutelares, cuja abstenção chegava a 90%.

Em Alagoas, os arquivos foram preparados, segundo os requisitos técnicos, pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência – SECDEF. Os Municípios estabeleceram os requisitos e a SECDEF consolidou as informações e mandou os arquivos para o TRE-AL preparar as urnas eletrônicas.

O TRE-AL manteve plantão técnico em sua sede e nos cartórios eleitorais, com a finalidade de prestar atendimento técnico, caso fossem detectados problemas em urnas eletrônicas. Só foi realizada uma substituição de urna eletrônica, que ocorreu no sábado, véspera da eleição.

Fonte: TNH1

LEIA MAIS
- Publicidade -spot_img

Mais Lidas