Nesta segunda-feira, 16, uma data emblemática pela comemoração da Emancipação Política de Alagoas, você vai poder finalmente votar para escolher uma música representativa de nosso estado.
Após a apresentação do ´5º finalista do concurso cultural Canto Para Minha Alagoas no programa Fique Alerta, você vai poder votar através do portal TNH1. Você vai poder votar quantas vezes quiser, mas a cada voto há um espera de 10 minutos para votar novamente.
O projeto é uma parceria da TV Pajuçara com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT). Além do reconhecimento, o vencedor do concurso vai levar para casa um prêmio de R$ 25,000,00.
► ASSISTA AOS VÍDEOS COM OS CINCO FINALISTAS |
Das 162 inscrições, 68 candidatos foram classificados pelo júri, que teve um grande desafio para chegar aos 5 finalistas.
As músicas mostram não apenas a paixão do alagoano por sua terra, mas também uma musicalidade original e cheia de ritmo desses artistas. Nas composições o que não faltam são referências aos artistas da terra, nossa cultura, literatura, gastronomia e tantos outros atrativos de nossos 102 municípios. Confira as finalistas:
► GI SILVA – ISSO É ALAGOAS |
Com um ritmo regional, Isso é Alagoas, de Gi Silva, tem seu versos marcados pelas expressões culturais e alagoanos ilustres que traduzem tão bem nosso povo. Djavan, Mestre Graça, Dandara e Zumbi traduzem o orgulho pelos conterrâneos. A letra também contempla o coco de roda ao fandango, do reisado às quadrilhas sem esquecer do bumba meu boi ao Maracatu e claro, o sururu de nossa gastronomia. Assista:
|
► DEB RIBEIRO – CORAÇÃO DE ALAGOAS |
Saindo do regional para o POP, Deb Ribeiro concorre com a canção “Coração de Alagoas”. O orgulho do ser alagoano é marcado por referências como o humanismo de Nise da Silveira e a liberdade simbolizada por Zumbi dos Palmares. Em ritmo dançando, Deb ainda valoriza as belezas de Maragogi, dos coqueiros de nosso litoral, da tradição do São João e da gastronomia com nosso cuscuz. Assista:
|
► ANDREY VIEIRA – ALAGOAS |
No ritmo do forró, Andrey Vieira trabalhou suas rimas mostrando as singularidades de Alagoas. Recheada de referências a nomes emblemáticos como Graciliano Ramos, Zumbi, Nise da Silveira e Djavan, a canção ainda tem espaço para os folguedos do coco de roda e do fandango, e claro, para as belezas genuinamente alagoanas, desde as praias e lagoas ao Velho Chico. Tanta coisa que, como diz a música, “não dá pra contar”. Assista.
|
► LUANA COSTA – ALAGOAS MEU AMOR |
Luana Costa traz o ritmo do coco e do baião para homenagear seu estado. Cheia de nordestinidade, ela conta a versatilidade de nossa cultura que vai do forró ao pastoril, do coco ao maracatu. Mas tem espaço para os sabores da tapioca e do sururu no coco. A Alagoas de Luana é puro orgulho por Nise da Silveira, Jorge de Lima, Jacinto Silva, Zagalo e tantos outros. Assista:
|
► ALEXANDRE CARNAÚBA – ALAGOANIDADE MÁXIMA |
No embalo do reggae, Alexandre Carnaúba traz a canção “Alagoanidade Máxima”, com uma letra que mescla nomes do passado e do presente de nossa cultura e nossa arte, relembrando Ledo Ivo, Nelson da Rabeca, Chau do Pife e Djavan. A letra não esquece das riquezas dos folguedos, como o bumba meu boi, e ainda passeia pelo interior do estado, de Marechal a Penedo, de Maragogi a Piaçabuçu. Assista:
|