Alguns alimentos são conhecidos por sua associação simbólica ao prazer, como a maçã, muitas vezes relacionada ao fruto proibido citado na Bíblia. Mas outros são indicados como eficientes em estimular um aumento do prazer pelo corpo. Será que é verdade?
Romã, a “fruta do amor” – É popularmente conhecido que a romã, associada ao mito de Hades e Perséfone, é a “fruta do amor”. No entanto, será mesmo que é um afrodisíaco?
Mito. A fruta é rica em polifenóis, que possuem efeitos antioxidantes e ajudam na circulação sanguínea. Essa influência pode influenciar no aumento a libido, pois um tecido com maior volume de sangue leva mais sensações ao cérebro.
Bebidas com álcool – Verdade. O álcool é considerado um bom afrodisíaco, por ser um potente depressor do sistema nervoso central. Uma ou duas doses podem provocar uma sensação de bem-estar e relaxamento, evocando o desejo sexual. No entanto, quanto maior a quantidade ingerida, pior o desempenho durante o sexo e uma maior chance de problemas com a ereção. Além do risco de ocorrer do sexo ser desprotegido.
Especiarias – O cravo, a noz moscada, a canela e o grão de mostarda são excelentes exemplos de afrodisíacos. Por isso, é verdade que especiarias funcionam como bons estímulos sexuais.
Os exemplos citados conseguem provocar um aumento da secreção de lubrificante vaginal na mulher e da produção de testosterona no homem. Além disso, por apresentarem um sabor diferenciado à comida, podem ser servidos como um aperitivo durante uma noite romântica.
Chocolate – O bom e velho truque de dar um chocolate ao parceiro durante uma noite a sós pode dar mais resultados do que provar o cuidado do outro. Já que é verdade a afirmação do doce ser um bom estimulante natural para o sexo. O consumo dele libera endorfina no corpo, que gera a sensação de bem estar e prazer. Sua composição também contém flavonóides, que funcionam como antioxidantes e ajudam a manter o desempenho sexual masculino.
Ginseng, açafrão e ioimbina – É verdade que as ervas como ginseng, açafrão e o ioimbina estimulam o prazer? Sim, é verdade. Especialistas explicam que as ervas ajudam a melhorar a circulação do sangue, podendo influenciar na libido. Eles também melhoram o rendimento sexual e não apresentam efeitos colaterais.