terça-feira, outubro 14, 2025
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
HomeAlagoasTV de Collor desiste de voltar à Globo e passa a ser...

TV de Collor desiste de voltar à Globo e passa a ser parceira da Band em novembro

A TV Gazeta de Alagoas, emissora do ex-presidente Fernando Collor, desistiu de tentar recuperar uma parceria com a Globo. O canal local confirmou para funcionários neste sábado (11) que, a partir de 1º de novembro, passará a ser parceiro da Band.

O fato encerra, definitivamente, uma briga entre Collor e Globo, que chegou até ao STF (Supremo Tribunal Federal). Os jornais locais da TV Gazeta devem mudar de nome e abandonar o padrão que é usado pela TV da família Marinho.

As negociações haviam sido antecipadas pela coluna no início de outubro. No fim de setembro, decisão do ministro Luís Roberto Barroso atendeu pedido da Globo e impediu que a TV Gazeta continuasse a retransmitir o sinal da Globo em Alagoas.

Pela lei de radiodifusão, pessoas com sentenças definitivas na Justiça, como é o caso de Collor, condenado a oito anos de prisão no STF por corrupção, não podem ter o controle de emissoras de rádio ou televisão.

“A Globo parece querer apenas conservar pretensão legítima de não associar a sua marca a empresa envolvida em empreitada criminosa”, concluiu Barroso na decisão.

Relembre todo o caso

Em outubro de 2023, como informou o F5, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, por causa de escândalos envolvendo a TV de Alagoas nos últimos anos. A Globo e a TV de Collor eram parceiras desde 1975. Entre eles, está o uso da afiliada, por parte de Collor, para receber propina em um esquema de corrupção.

Segundo o canal, sem ter o aporte da maior emissora do país, a empresa não iria conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas em sua recuperação judicial, em vigor desde 2019. A empresa carioca alegava que a TV Gazeta seguia com dívidas gigantes nos últimos anos.

A Globo já tinha um acordo assinado, desde 2024, com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta. A emissora operava desde o ano passado, retransmitindo o canal Futura. O canal assumiu como retransmissora da Globo em Alagoas assim que a decisão do STF favorável foi assinada.

Com informações da Folha de São Paulo, F5 -Gabriel Vaquer

LEIA MAIS
- Publicidade -spot_img

Mais Lidas