A ação foi resultado da comprovação da venda do produto sem registro em plataforma de vendas on-line
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do Glicowatch, um relógio inteligente comercializado com a promessa de controle da diabetes e da pressão arterial.
O equipamento, fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda., foi alvo da medida após a comprovação de sua venda em plataformas de comércio eletrônico, apesar de não possuir registro na Anvisa — exigência legal para produtos que fazem alegações de saúde.
De acordo com a Anvisa, não há comprovação científica da eficácia do Glicowatch para monitoramento de glicose ou controle de doenças como o diabetes. Dessa forma, o uso desse tipo de dispositivo pode colocar em risco a saúde de pessoas que dependem de medições precisas e confiáveis para o gerenciamento de condições crônicas.
“Relógios inteligentes com essa função não possuem registro na Anvisa, pois não há estudos clínicos que validem sua eficácia. Produtos sem registro não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde”, destacou a Agência.
Risco à vida de usuários
O alerta da Anvisa é claro: o uso de equipamentos sem certificação pode comprometer diagnósticos e tratamentos, especialmente para pessoas com diabetes, que precisam de controle rigoroso da glicose no sangue.
A agência reforça que nenhum relógio inteligente com essa proposta de monitoramento foi, até o momento, aprovado para uso no Brasil.
📞 Como denunciar
A Anvisa orienta que casos de comercialização ou propaganda de produtos irregulares devem ser denunciados pela população. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento, no telefone 0800 642 9782.