sexta-feira, outubro 17, 2025
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
HomeDestaques do DiaCBTU e Prefeitura de Maceió se unem para transformar a centenária Maria...

CBTU e Prefeitura de Maceió se unem para transformar a centenária Maria Fumaça em trem turístico

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió e a Prefeitura da capital alagoana assinaram uma carta de intenções para buscar os caminhos que viabilizem a centenária Maria Fumaça, locomotiva a vapor, pertencente à CBTU, como um trem turístico. O documento foi firmado esta semana em reunião entre o superintendente de Trens Urbanos, Max Ferreira, e o secretário municipal de Turismo, Eduardo Vianna.

A carta de intenções tem como objetivo “formalizar a cooperação técnica e institucional entre as entidades para avaliar à possibilidade de viabilizar rotas turísticas através do VLT e da locomotiva Maria Fumaça de Maceió, patrimônio histórico e cultural do município”.

Turismo de experiência

Segundo o superintendente de Trens Urbanos, o termo de cooperação “visa garantir não só o retorno da operação da Maria Fumaça bem como transformar a locomotiva em opção de turismo de experiência, conjugando o trem com apresentações culturais, opções gastronômicas, shows, etc. a exemplo do que ocorre em vários lugares do Brasil e do mundo, com passeios de trens temáticos com diversas possibilidades. “Caberá a nós da CBTU fazer a operação e à prefeitura de Maceió interagir com parcerias públicas e privadas na área da gastronomia, da cultura e do turismo”, explicou Max Ferreira.

Sobre a Maria Fumaça

A locomotiva a vapor foi batizada com o nome de Thèrese, Teresa em francês, uma homenagem à filha do proprietário da Usina Utinga Leão, de quem a CBTU Maceió adquiriu. Ela é de origem alemã, fabricada em 1929, portanto tem quase 100 anos. Hoje, a Maria Fumaça é um dos cartões de visitas da Estação Maceió, no Centro da capital, onde está exposta e atrai diariamente centenas de passageiros e turistas que fazem questão de garantir uma foto ao lado da locomotiva a vapor, que utiliza madeira para se movimentar.

Única em condições de operar no Nordeste, “a Maria Fumaça é uma relíquia histórica e cultural, um patrimônio que pode ser incorporado ao turismo sustentável, a partir do termo de cooperação que assinamos esta semana, comemora o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Max Ferreira, que acaba de completar 100 dias de gestão na Companhia.

Carta de Intenções
Segundo o documento de intenções, a parceria visa preservar e valorizar o patrimônio ferroviário da cidade, promovendo o turismo histórico, cultural e sustentável, estimulando a educação patrimonial, o empreendedorismo local e a geração de emprego e renda por meio da revitalização deste importante símbolo da memória urbana maceioense.
A iniciativa visa, ainda, “integrar o projeto de reativação da Maria Fumaça às políticas públicas municipais de turismo sustentável, fomentando o uso responsável dos espaços públicos e a conservação de bens culturais e históricos, em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Turismo e da CBTU”.
Início dos trabalhos
Já está marcada a primeira reunião, na próxima semana, com técnicos da área de Turismo e a CBTU para iniciar estudos de viabilidade que possam se transformar em novas rotas turísticas na região metropolitana de Maceió, a partir do passeio de Maria Fumaça e VLT.
Potencialidades
Para Max Ferreira, as potencialidades da Maria Fumaça trarão muitos ganhos para a cidade de Maceió: “ o incentivo a novos negócios no entorno do projeto turístico, o resgate histórico e cultural da locomotiva, que está totalmente conservada, mais opção de programa turístico, incentivando projetos educativos e de lazer”, disse e completou: “Além de ser um passeio exclusivo, é mais uma ação de valorização do transporte ferroviário, um resgate à memória afetiva do nosso patrimônio histórico, que é a Maria Fumaça”.

LEIA MAIS
- Publicidade -spot_img

Mais Lidas