Uma das principais marcas do Brasil é a amplitude térmica. Não são raros os dias em que se têm vivido uma diferença grande de temperatura, quando os termômetros despencam para voltar a subir logo depois. Tanta oscilação desafia o organismo, podendo provocar resfriados e reações alérgicas, entre outros problemas de saúde.
No entanto, com alguns cuidados básicos, é possível evitar tudo isso. E, por mais trabalhoso que seja, andar com as roupas adequadas à temperatura do momento é uma dica fundamental. Além disso, um dos principais cuidados com o organismo consiste em manter uma alimentação adequada.
Abaixo, confira uma lista com alimentos que ajudam a aumentar a imunidade e proteger a saúde diante das variações de temperatura:
1) Frutas – Que elas fazem bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas, algumas são especialmente interessantes quando o assunto é o aumento da imunidade. O versátil limão, por exemplo, esbanja vitamina C, que ajuda a manter o organismo protegido. Além disso, as demais frutas cítricas carregam propriedades antibacterianas.
Já o abacate oferece nutrientes que fazem bem para o coração. Ele também é rico em vitaminas e tem uma grande quantidade de glutationa, um poderoso antioxidante, que fortalece o sistema imunológico.
Outras fontes de vitaminas, antioxidantes, antivirais e antibacterianos podem ser obtidas através do consumo do morango, da romã, do açaí, da melancia, da acerola e do kiwi.
2) Legumes e Verduras – Tem para todos os gostos e para diversas formas de preparo. Legumes como a beterraba, rica em fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C, ajudam a aumentar a imunidade. Neste grupo, também aparecem o alho e a cebola, que contêm selênio e alicina, substâncias que fortalecem o organismo e reduzem o risco de tumores. Além disso, o pimentão também contribui com algumas vitaminas, com o betacaroteno e o ácido fólico.
Entre as verduras, o destaque fica com o espinafre e o brócolis, ambos com grande quantidade de vitamina C. O primeiro também contém folato, que ajuda na produção de novas células.
Bastante presente ne mesa dos gaúchos, o chucrute também merece uma menção honrosa. O alimento feito com repolho fermentado melhora a permeabilidade do intestino, protege as células do sistema imunológico e reduz as inflamações.
Fique por dentro de todas as novidades do Rissul seguindo o perfil da rede no Instagram
3) Kombucha – Chá levemente gaseificado, em função do processo natural de fermentação, a Kombucha é consumida há mais de três mil anos, especialmente na China. A bebida é terapêutica e seus benefícios para a saúde intestinal, assim como os do chucrute, contribuem diretamente para o reforço do sistema imunológico. As bactérias benéficas que aparecem durante a fermentação são a chave do processo.
4) Amêndoa – A oleaginosa, assim como as suas similares, também é rica em fibras, gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e zinco. Este último atua na reparação de tecidos e na cicatrização de feridas, além de ajudar no desenvolvimento e na ativação de linfócitos T – células muito importantes para o sistema imunológico.
Amendoim, nozes e castanhas também carregam algumas dessas características e ajudam na saúde.
5) Chocolate Amargo – Sim, ele mesmo. O chocolate amargo, por ser rico em cacau, traz consigo as boas propriedades da fruta. Mas o ideal é que ele tenha, pelo menos, 80% de presença do ingrediente para auxiliar na imunidade.
Entre os agentes que o cacau empresta a um dos doces mais populares do mundo, também estão o zinco e os flavonoides, antioxidantes que podem auxiliar na redução da pressão arterial, melhorar o fluxo sanguíneo e combater inflamações.