A Defesa Civil de Maceió realiza um importante trabalho preventivo para diminuir riscos em toda a capital alagoana. Com vistorias e monitoramento, o órgão tem dado respostas céleres na eliminação de risco, cumprindo o objetivo de salvaguardar a vida da população.
Mas, você já ouviu alguém falando que a Defesa Civil só faz foto e não resolve nada? O registro fotográfico é parte do trabalho dos agentes que vão a campo para realizar a ocorrência. As imagens são anexadas a um relatório, que é chamado de Registro de Ocorrência (RO), onde consta tudo o que foi identificado e as providências que devem ser tomadas.
A Defesa Civil é um órgão de linha de frente, ou seja, o órgão que vai primeiro ao local e, a partir da identificação da necessidade, aciona as outras secretarias e órgãos do município. Quando, por exemplo, há um desabamento de uma residência, a Defesa Civil chega primeiro ao local, registra a ocorrência e a partir disso aciona a diretoria social para atender a família e a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para realizar a limpeza.
“Nós atuamos com tempo de resposta. Então, acontecendo algo como uma queda de árvore, um deslizamento de uma barreira ou um colapso parcial ou total de uma residência, nós vamos até o local, acionados pela população que liga para o 199, e prontamente identificamos o que precisará ser feito e quais outros órgãos serão necessários”, explica o diretor operacional da Defesa Civil Municipal, Matheus Montenegro.
A partir dos registros que são feitos pelos agentes em campo, o solicitante da ocorrência estará munido de todas as informações que ocorreram e, posteriormente pode solicitar ao órgão a RO ligando para o telefone 199.
O órgão faz as fotos, mas não somente isto. Identifica, acompanha e soluciona as ocorrências que acontecem nas áreas de risco de toda a Maceió, trabalhando initerruptamente para diminuir os impactos causados pelas chuvas e salvaguardando a vida da população.
A população pode acionar o órgão ligando gratuitamente para o telefone 199.
Receba alertas
Quando há possibilidades de chuvas mais intensas, o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal (CIMADEC) emite as mensagens de texto com os alertas para a população cadastrada na plataforma.
O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Há também a possibilidade pelo aplicativo WhatsApp. Enviando uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e interagindo com o assistente virtual para compartilhar a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
Rua Cônego João Barros Pinho, 107 – Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h