A Prefeitura de Maceió se destaca, mais uma vez, no cenário nacional, com uma iniciativa pioneira que promove o acesso de maceioenses e turistas aos eventos culturais organizados na capital alagoana.
O São João Massayo 2024 é o primeiro evento público do Nordeste a oferecer a sala sensorial, sendo mais uma ferramenta de inclusão para as pessoas neurodivergentes.
A instalação do ambiente é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), com as empresas Ciclos e Spider P&E.
O espaço instalado no polo Jaraguá consiste numa cabine acoplada e com acesso ao camarote PCD.
“Só na primeira noite, tivemos a oportunidade de auxiliar em torno de 15 pessoas, que tiveram desorganização sensorial, problemas com ansiedade, crise de pânico. Além disso, nós estamos fazendo busca ativa no camarote PCD, sinalizando para as pessoas da disposição da sala e qual a proposta dela”, explicou a terapeuta ocupacional Lanna Melo, que integra a equipe, que conta ainda com profissionais de psiquiatria, psicologia e educadores físicos.
A sala de regulação sensorial ficará ativa durante os festejos juninos no estacionamento de Jaraguá, o maior São João do Litoral do Brasil.
A Prefeitura de Maceió, mais uma vez, reforça o compromisso com a inclusão social, destinando um espaço acolhedor e seguro para pessoas neurodivergentes, que estiverem em crise sensorial durante o evento.
“Diante de qualquer necessidade, qualquer desregulação, as pessoas podem procurar o nosso espaço, voltado para casos de neurodivergência, CS, pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista, pessoas com PDH, ou qualquer uma que tenha alguma dificuldade e precisa de apoio para se autorregular e aproveitar o evento da melhor forma possível”, concluiu Lanna Melo.